Como aprender ou começar a tocar violão

Realmente tocar algum instrumento musical exige muito esforço, dedicação e principalmente talento. Não que você não possa aprender no método “água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”, mas com certeza irá demorar mais que uma pessoa que tem talento para isso demoraria.

Leia também:

Aprenda a mexer com vídeos e aplicativos de celular

Algumas pessoas começam realmente do básico, com cifras fáceis para violão que exigem menos do iniciante no instrumento. Não tem um jeito certo de começar, o importante é decidir-se e dedicar-se até que o sonho seja realizado. Se você não entende nenhum pouquinho do assunto, recomenda-se realmente que aprenda as notas mais fáceis primeiro e depois de dominá-las, parta para as mais difíceis.

Antes, vamos aprender um pouco sobre o instrumento. O violão teve sua origem no oriente, há muito tempo atrás, quando as cantigas de amor eram realizadas pelos bobos da corte para o divertimento de seus respectivos reis. Hoje ele ainda é usado para declarações de amor, uma vez que o som é muito amigável e realmente apaixonante. Quem não resistiria ao amor da sua vida cantando e tocando um violão, não é mesmo?

aprender a tocar violão

Por onde começar?

Infelizmente para chegar lá precisamos treinar muito. Por isso recomendo um curso de violão que te ensinará muitas coisas. Existem canais no Youtube que oferecem um curso gratuito (nunca fiz um, então não posso atestar a qualidade destes cursos). Independente se são bons ou não é um ótimo lugar para se começar. Caso você aprenda com eles, ótimo. Caso não, sempre temos outras opções e agora você estará mais “calejado”.

Quais são esses canais?

Irei recomendar um canal para os fins falados acima, mas é única e exclusivamente porque foi o primeiro que encontrei em minhas pesquisas rápidas. Para te poupar o tempo de pesquisar, vou mostrar ele aqui. Segue o vídeo abaixo, com uma das aulas desse canal:

Conclusão

Sim, é possível. Qualquer um com um pouco de talento e muita dedicação conseguirá tocar formidavelmente um violão. Nosso conselho de ouro é o seguinte: Siga as pessoas certas e comece tocando as músicas mais fáceis, as notas mais fáceis e fará bonito no futuro.