Aprenda como fotografar um hotel como profissional

Quer aprender a tirar fotos para o seu hotel? Leia as dicas abaixo e tire fotos como um profissional!

Ter fotografias de qualidade do seu hotel é uma importante parte da estratégia de comunicação. Isto porque, para que você alcance o interesse de um cliente, ele precisa ter uma boa impressão do seu trabalho.

Divulgação de seu negócio

divulgar-o-negocio

Na internet, a principal maneira de uma pessoa conhecer o seu negócio é através das imagens. Não importa se seu site é incrível, sua logo é bem produzida, ou se as descrições estão todas no lugar: se as as fotografias não conseguem convencer sobre a qualidade dos seus quartos, você corre o risco de perder possíveis hóspedes.

É por isso que, quanto melhores as fotos, maior a chance de você trazer mais clientes para o seu hotel. E acredite, com um pouquinho de técnica e seguindo as nossas dicas, você mesmo vai poder fazer os cliques!

1. Escolha a melhor perspectiva

Para mostrar todo o ambiente, algumas das imagens devem ter planos abertos. Para isto, é provável que você precise fazer a fotografia em um dos cantos, ou com a câmera quase que pressionada contra uma das paredes.

Não tenha medo de explorar todos os ângulos dos seus cômodos e fazer fotos de perspectivas diferentes. Ao final, escolha as que melhor representem o quarto.

2. Preste atenção nos pequenos detalhes

Se você investiu tempo decorando os quartos, por que não mostrar? Vasos, flores, quadros, o número do quarto na porta…

Acredite: estes itens deixam o ambiente mais convidativo. Agrupe essas fotos juntamente com as que mostram todo o ambiente do quarto para que os visitantes tenham uma melhor impressão do seu hotel.

3. Organize o ambiente

Pense em como você deseja que seu hotel seja visto pelas outras pessoas e organize-o de acordo com isso. Adicione acessórios que dêem um toque mais pessoal ao cômodo, como uma garrafa de vinho e taças, uma revista ou uma mesa de café, ou ainda um notebook sobre a mesa de trabalho e uma mala próxima à cama.

Isso pode parecer bobagem, mas detalhes como esses contam uma história e deixam a atmosfera mais humana e confortável.Importante: não exagere na criatividade. Lembre-se que estas imagens estão sendo usadas para mostrar o seu hotel e não a sua habilidade fotográfica.

4. Preste atenção nas luzes

Suas fotos precisam estar bem iluminadas. Aproveite as luzes que estão disponíveis no quarto, mas brinque com as sombras, adicionando ou removendo lâmpadas.Se você só conta com a luz natural, para melhores resultados, tente fotografar no começo da manhã ou no final da tarde. Experimente também as diferentes configurações da sua câmera e veja qual delas pode capturar melhor a luz.

Se o seu equipamento tem uma sapata na parte superior, você pode anexar um flash e projetá-lo no teto ou paredes para preencher algumas das sombras mais escuras. Importante: Evite usar o flash da câmera diretamente na direção da foto, porque ele tem uma luz mais direta e chapada, o que cria sombras não muito suaves e um brilho feio nos objetos que o refletem.

5. Diga adeus às fotos borradas

Para evitar que as suas imagens fiquem borradas, tenham em mãos um tripé. Aliás, ele vai ajudar quando você fizer pequenos ajustes no ambiente e quiser voltar para exatamente onde posicionou sua câmera.

Outra dica para evitar fotos tremidas é usar o recurso “temporizador” da câmera – isto evita que a fotografia fique borrada pelo movimento causado por seu dedo na hora do clique.

6. Tire fotos com modelos utilizando os serviços

Coloque modelos conversando no hall de entrada, bebendo um drink no bar do hotel, recebendo uma massagem no SPA ou mesmo conversando no quarto. Isto aguçará a imaginação do seu hóspede e fará com que ele sinta como se estivesse hospedado no seu hotel ao olhar a foto.

7. Invista no equipamento

Você não precisa gastar uma fortuna em uma câmera, mas ao mesmo tempo, você não pode escolher a mais barata e esperar por fotos de qualidade.

Sugerimos adquirir um modelo semiprofissional, como a Nikon D3300 e Canon T5i. Nos dois casos, as câmeras te dão opções de controle manual, o que te ajuda a obter melhores resultados nas suas fotografias.

Sobre lentes, quando você quiser capturar o maior espaço possível, uma lente grande angular é a melhor saída. Mas tenha em mente que, quanto maior o ângulo, maior a distorção das imagens – por isso, as lentes de 16mm 24mm são as mais recomendadas.

Ressaltamos que existem várias câmeras com funções semelhantes no mercado e, seguindo as dicas que já passamos aqui, você conseguirá imagens de qualidade com modelos mais simples e baratos.

Ficou com alguma dúvida? Comente!